Reprodução: JPL / Nasa

A agência espacial americana está planejando levar um grande reforço nas pesquisas da Estação Espacial Internacional em 2014. Uma impressora 3D deve ser enviada ao espaço, para aumentar a autonomia de pesquisa do ponto fora da Terra.

O envio da impressora 3D será realizado graças a uma parceria que a Nasa fez com a empresa Made in Space, que deseja testar suas impressoras fora da atmosfera terrestre, em gravidade zero. Caso a invenção funcione, podemos ter as primeiras peças e componentes da histórias fabricadas fora do planeta.

Caso a experiência dê certo, é um passo à frente para que o ser humano possa enviar satélites diretamente para fora de nosso sistema solar. “A experiência com a Nasa é um passo à frente em direção ao futuro. A capacidade de imprimir peças e ferramentas 3D sob demanda aumenta muito a confiança e segurança de missões espaciais ao mesmo tempo em que reduz custos”, afirmou o CEO da Made In Space, Aaron Kemmer.

O dispositivo vai imprimir peças de reposição através de polímeros, assim como algumas ferramentas simples. A impressora 3D já tem data marcada para sua decolagem: em agosto do próximo ano, ela deve ser enviada à ISS.